Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cogumelos com broa e linguiça

Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos portobello
1 linguiça de porco preto
2 fatias de broa de milho
1 dentes de alho grande
azeite
salsa
ervas de provence q.b.
sal e pimenta q.b.



Pique a broa com a salsa e os dentes de alho na picadora e reserve.

Salteia a linguiça, em fatias finas, em azeite..
Junte os cogumelos laminados ou em cubos, polvilhe com as ervas de provence. Tempere com o sal e a pimenta moída na hora.
Deixe cozinhar uns minutos.
Junte a broa picada envolva e retire do lume (se os cogumelos tiverem largado muita água, escorra antes de juntar a broa).
Sirva ainda quente.

Verdadeiramente deliciosa, não deixe de experimentar :)

Regressar ao ACUADOIRO

sábado, 29 de maio de 2010

Compota de morango com tomilho

Ingredientes:

1,5kg morangos pouco maduros (usei bem maduros)
1,5kg açúcar branco (usei amarelo)
1 vagem de baunilha (usei açucar baunilhado)
2 colheres de chá de tomilho-limão (usei do normal porque não tinha deste)
sumo de 2 limões (ah... finalmente não alterei nada na receita hehehe)



- Corte os morangos em pedaços.
- Coloque-os numa taça, regue com o sumo dos 2 limões e o açúcar.
- Envolva tudo e tape com papel celofane.
- Deixe a repousar de um dia para o outro.

- Deite a mistura de fruta num tacho e em lume brando deixe ferver durante 10 a 15 minutos.
- Retire qualquer tipo de espuma que se tenha formado e introduza as sementes da vagem de baunilha, e as folhas de tomilho. Mexa bem.
- Deixe arrefecer por alguns minutos e deite em frascos de vidro.
- Vede bem.

Só tenho uma coisa a dizer: é de comer e chorar por mais!!!

Em breve coloco uma receita de como utilizei esta compota de morango :))


P.s.: Eu fiz metade das quantidades que indiquei, mas... Em vez de por 750 de açúcar pus 650gr para não ficar excessivamente doce.


Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Creme de favas com hortelã e queijo de cabra

Ingredientes:

400 g de favas (descascadas)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 batata pequena
1 talo de aipo
3 pés de coentros
1 punhado de folhas de hortelã
azeite
15g de queijo de cabra curado
água
sal e pimenta


Leve a cebola e o alho picados a refogar no azeite.

Adicione as favas, a batata e o aipo partidos em bocadinhos.

Junte água até cobrir os legumes e deixe cozinhar por 20/25 minutos com o tacho tapado.

Adicione os coentros e a hortelã e tempere com sal e pimenta moída na hora.

Passe a sopa com a varinha mágica.

Junte o queijo ralado, envolva bem e deixe cozinhar durante mais 1 ou 2 minutos.

Deixe arrefecer um pouco e sirva com croutons.

P.s.: este creme tende a ficar muito espesso, se necessário for acrescente mais água.


Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arroz doce da minha mãe

Há duas coisas que sou extremamente esquisita, por só comer da minha receita. Uma são as favas e outra o arroz doce. Nunca consigo comer o arroz doce que as outras pessoas fazem, ou sabe mal, ou parece canja, ou não sabe a nada... arg!!!

Há 4 coisas que um bom arroz doce para mim tem de ter:

- Muita canela
- Saber a limão
- Ser cremoso mas enxutinho.
- Comer frio

Deixo-vos a receita que a minha mãe faz e que eu adoro.

250 gr arroz carolino
250 gr. açúcar
0,5 lt leite
2 gemas de ovo
casca ou raspa de limão
pau de baunilha
canela

Coza o arroz em água com uma pitada de sal e quando estiver a meio cozer (aberto), deite-lhe o leite, continuando a cozer em lume brando até ficar na consistência desejada (Se deitar o leite antes de estar meio cozido, o arroz fica rijo, isto porque o leite trava a cozedura do arroz).

Juntamente com o leite deita-se o açúcar, a casquinha de limão e o pau de baunilha, que depois se retirará. Por ultimo adicionam-se as gemas.

Depois de cozido, põe-se em pratinhos ou travessas e polvilha-se com a imprescindível canela! é de comer e chorar por mais!!!


Ás vezes adultero um pouco a receita. Como normalmente não tenho a vagem de baunilha, uso açúcar baunilhado. Costumo por um pau de canela quando junto o leite e retiro no fim. Se não tiver limão uso um saquinho de chá de limão após introduzir o leite.

A casca ou raspa de limão nunca retiro, dá um óptimo sabor ao arroz encontrar e mastigar-la.

Alguém é servido?

Regressar ao ACUADOIRO

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cogumelos com tomilho


Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos frescos. Preferencialmente Portobello
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
1 colher de sopa de tomilho
sumo de 1/2 limão pequeno
sal e pimenta q.b.

Leve a lume fraco o azeite.

Junte os alhos, finamente picados e os cogumelos laminados ou cortados em pequenos cubos e tempere com sal e pimenta.

Cozinhe durante uns minutos.

Tempere com o tomilho e regue com o sumo do limão. Envolva e deixe cozinhar por mais uns minutinhos.

Sirva de imediato para comer ainda quentinho!!

P.s.: Servir como entrada acompanhado com pão torrado ou como acompanhamento num prato de carne;

Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Massa al-pai

Esta receita foi o meu pai que é cozinheiro que me deu. Apesar de comer carne e peixe ele valoriza mais os acompanhamentos, legumes, vegetais, massas...

Estes legumes devem dar para 4 pessoas.

1 Beringela
1 Courgette
1/2 Pimento
1 Tomate
1 cogumelo Portobello
Salsa q.b.
Coentros q.b.
1 Cebola
2 alhos
Massa Grada
Azeite

Preparação:

Cozer al dente, a massa em água, sal e azeite.

Levar ao lume o azeite, a cebola e os alhos. Antes da cebola mudar de cor adicionar a beringela os courgettes e o pimento. Deixar cozinhar uns 10 minutos, se necessário borrife com água. Adicionar os cogumelos e o tomate. Deixar cozinhar até aos legumes estarem cozidos. Poucos minutos antes de desligar adicione a salsa e os coentros.

Misturar com a massa e servir.

Se pretender mais molho use tomate maduro se pretender menos molho tomate mais verde.


P.s.: E que tal polvilhar com queijo ralado?? :) Ou um pouco de piri-piri?!


Regressar ao ACUADOIRO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Salmão com cogumelos e bacon

Ingredientes (para 2 pessoas):

2 Postas de salmão (lombo ou filete)
2 Cogumelos portobello grandes cortado em cubos médios
40 cubos de Bacon fumado (cortado em cubos pequenos)
Azeite
1 Alho
Sal a gosto
Pimenta preta moída qb
Sumo de limão a gosto


Preparação:

* Temperar o salmão com pouco de sal e pimenta preta a gosto.
* Cortar o bacon e os cogumelos em cubos.
* Aquecer a sertã e quando estiver bem quente, juntar o bacon e fritar até ficarmos com pedacinhos dourados e estaladiços. Juntar um pouco de azeite, alho e os cogumelos. Temperar com pimenta preta. Fritam-se até amolecerem um pouco. Assim que o alho alourar retirar para não dar mau gosto. Reservar.
* Numa sertã bem aquecida, grelha-se o salmão.

Colocar o salmão no prato, o bacon e os cogumelos. Regar com um pouco de sumo de limão. Servir com uma salada.

Esta receita tem uma excelente mistura de sabor, é verdadeiramente deliciosa!

Regressar ao ACUADOIRO

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fondue de chocolate

Ingredientes:
· 90g de chocolate ao leite em barra
· 70 ml natas para culinária
· 1 cálice de Rum
· frutas cortadas aos pedaços, biscoitos ou marshmallows

Preparação:
- Coloque na cerâmica do fondue o chocolate, as natas e o rum.
- Derreta tudo em banho maria com lume fraco.
- Já mexendo para envolver os ingredientes.
- Coloque a cerâmica no Rechaud e... bom apetite!!

Este fondue comprei na Natura já há uns anos!! Há imenso tempo que não fazia e quando me deparei com esta receita que leva natas resolvi experimentar. Isto porque normalmente punha leite para dissolver o chocolate. Com natas ficou 5 estrelas!!

Hoje à noite vamos fazer novamente (para gastar o resto das natas que sobraram), mas vou experimentar substituir o rum por licor de alfarroba, depois venho contar como ficou!!!

Ah, as quantidades dos ingredientes que deixei acima são mais ou menos a olho. Isto porque vou colocando conforme está mais grosso ou mais liquido ou sabor mais forte ou suave.
Quando estávamos à mesa voltei a por duas vezes natas porque o chocolate estava a engrossar muito!!

Bom apetite!!

P.s.: Ficou óptimo com o licor de alfarroba :))

Regressar ao ACUADOIRO

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bacalhau com vinho do porto

3 cebolas em rodelas finas
3 dentes de alho em rodelas finas
3 colheres de sopa de azeite
350 gr. juliana de lombarda e cenoura
30 gr. de sultanas ou passas sem grainha
0,3 dl Vinho do Porto
sal q.b.
pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
400 gr. de bacalhau demolhado (lombos)
30 gr. amêndoa laminada levemente torrada

Receita para 4 pessoas
20 minutos de preparação
30 minutos de confecção


Coloque as sultanas de molho no Vinho do Porto.

Aqueça o azeite num tacho e junte os alhos e as cebolas.
Adicione a juliana de lombarda e cenoura, e deixe cozinhar até a couve amolecer.
Junte as passas e o vinho do Porto e tempere com sal, pimenta e colorau.
Tape e deixe ferver suavemente durante 10 minutos.
Adicione o bacalhau demolhado, volte a tapar e deixe ferver mais 6 a 8 minutos.

Na altura de servir, polvilhe o bacalhau com amêndoa laminada levemente torrada.


Sugestão:
Pode acompanhar com uma salada de alface ou batata frita em cubos.


Regressar ao ACUADOIRO

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Polvo à lagareiro


Ingredientes:

1 polvo limpo e preferencialmente fresco (tem um sabor melhor)
1 cebola
Batatas pequenas q.b.
Sal q.b.
Alho q.b.
Azeite q.b. (de boa qualidade dá um sabor muito melhor a este prato)
Salsa q.b.


Cozer as batatas com pele e sal.

Lavar o polvo e coze-lo com água, cebola, louro e um pouco de sal.

Corte bastante alho às rodelas e coloque no fundo da travessa. regue com azeite para que este vá tomando gosto.

Quando o polvo estiver cozido corte-o em pedaços e coloque na travessa. Junte as batatas depois de lhes dar um ligeiro murro.

Tempere tudo com sal fino. Não tenha medo dos excessos, o azeite é guloso por sal. Regue com bastante azeite.

Leve ao forno a 250 graus para dourar! Pode envolver 1 ou 2 vezes, para que o azeite dê gosto ao polvo e batatas.

Pode polvilhar com salsa depois de tirar do forno.

Não se esqueça do pão... humm... é delicioso molha-lo neste azeitinho!!

P.s.(1): Normalmente escolho polvos grandes para dar para duas vezes. No segundo dia o prato está ainda mais delicioso :)

P.s. (2): Na foto não vêem a salsa porque não pus (ups lapso) e como não tinha batatas pequenas usei grandes que cortei aos bocados.

Regressar ao ACUADOIRO

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails