Pages

terça-feira, 22 de junho de 2010

Salada de ovas

ovas
batatas
ovos
cebola
azeite
vinagre
salsa
sal

Picar a cebola e deixar em azeite, na saladeira, para que este tome gosto.

Cozer as batatas (eu corto logo em cubos pequenos), as ovas e os ovos num tacho com água e sal . Se as ovas forem muito grande coloco uns 15 minutos antes das batatas e dos ovos.

Cortar as ovas e os ovos às rodelas.

Juntar as ovas, os ovos e as batatas à cebola que já está na saladeira.

Temperar com sal, vinagre, salsa e mais azeite. Abuse do azeite pois a batata e a ova são gulosas e absovem bastante.

Envolve-se bem e serve-se após 30 minutos no frigorífico, para estar fresquinha e os ingredientes apurarem os sabores.

Pode ser ser servida como entrada ou como refeição.


Visitar o ACUADOIRO

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Courgette recheada com atum

1 courgette grande
2 alhos
1 cebola
80 gr de bacon
1 cenoura
1/4 pimento
salsa
coentros
2 latas de atum
óregãos
sal
pimenta


Abrir a courgette ao meio no sentido longitudinal. Retirar o miolo com cuidado para não danificar a casca.
Reservar.

Picar na 123 o alho a cebola e o bacon e levar ao lume com azeite. Deixar alourar.

Juntar a cenoura, pimento, salsa e os coentros previamente picados na 123.

Adicionar a courgette cortada aos pedaços. Cozinhar até estar quase pronto.

Juntar o atum, oregãos e temperar com sal e pimenta. 3 a 4 minutos depois está pronto.

Colocar as cascas da courgette numa assadeira para levar ao forno, rechear com o preparado anterior e polvilhar com queijo ralado.

Levar ao forno até ao queijo estar gratinado e a casca da courgette macia.


P.s.: A casca também se come e é deliciosa. Aliás a maior parte dos nutrientes da courgette encontra-se aí!




Visitar o ACUADOIRO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Molho mediterrânico para grelhados

Eu só uso marinadas/molho em grelhados quando faço coelho. Nas outras carnes gosto de sentir o sabor da mesma. Não que não aprecie coelho, mas acho que este molho lhe dá um toque especial.

Eu vou deixar aqui as quantidades mas normalmente faço a olho, abusando na paprika e usando coentros frescos apanhados no quintal.


Para 900gr. de carne:

5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de oregãos
2 colheres de sopa de cominhos
1 colher de sopa de coentros em pó
1 colher de sopa de paprika
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de chá de pimenta preta em pó
1/2 colher de chá de sal

Basta misturar tudo e pincelar a carne.

Visitar o ACUADOIRO

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pimentos com alho

Mais uma receita que o meu pai me ensinou e que se come muito lá em casa.

Normalmente fazemos para acompanhar carnes grelhadas. Pode também se usada como entrada ou para misturar numa salada de alface, tomate e pepino.

1 pimento verde
2 dentes de alho grandes
bastante azeite
vinagre q.b.
sal

Antes de grelhar a carne ponha o pimento a assar. Pode ou não embrulhar numa prata. Quando a pele estiver preta (atenção que não é para carbonizar... hehe) e o pimento mais molinho está assado. Tirar a pele preta em água corrente fria cortar em tiras e colocar no preparado de azeite e alho (cortado em rodelas finas) temperado com sal e vinagre.

P.s.: Eu costumo colocar o alho no azeite cerca de uma hora antes para que este vá tomando gosto.

Visitar o ACUADOIRO

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Folhado de cogumelos e courgette

Ingredientes:

300gr de cogumelos frescos (usei portobellos)
1 courgette
50gr de cubos de bacon
Azeite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa rasa de farinha
sal e pimenta q.b.
ervas de provence q.b.
1 massa folhada (usei das placas congeladas)

deite o azeite numa frigideira e acrescente o bacon deixando alourar.
Junte os cogumelos e a cougette, ambos, cortados em cubos pequenos
Tempere com sal, pimenta moída na altura e as ervas de provence.
Salteie durante alguns minutos.
Escorra o excesso de água libertada guardando 2 colheres de sopa da mesma para dissolver a farinha e a mostarda. Deite em cima dos cogumelos e deixe apurar mais uns minutos.

Prepare a massa folhada e coloque o preparando anterior a rechear a mesma.
Pincele o topo da massa folhada com ovo batido.
Leve ao forno até obter um folhado levemente tostado (cerca de 15 a 20 min).

Sirva com uma salada de alface, tomate pepino e cebola :)

Visitar o ACUADOIRO

sábado, 5 de junho de 2010

Sopa de ervilhas com bacon e ovos

Ingredientes:

1 cebola
200g de ervilhas
1 courgette
1 batata média
1 molho de coentros
50g de bacon em cubos
1l de água
1 ovo
sal e pimenta preta q.b.
Azeite


Refogue a cebola no azeite.
Adicione as ervilhas, a courgette e a batata em cubos e molho de coentros (reserve alguns para juntar depois de passar a sopa).
Junte a água.
Tempere com sal e pimenta.
Quando estive cozida passe a sopa.
Leve novamente ao lume e introduza o ovo, os restantes coentros picados e cubinhos pequeninos de bacon frito. Envolva. Desligue o lume e sirva.


Regressar ao ACUADOIRO

terça-feira, 1 de junho de 2010

Waffles de canela

Ingredientes:
400g de farinha de trigo
50g de farinha Maizena
180g de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
3 ovos
120g de manteiga
1 colher de café de extracto de baunilha
2,5dl de natas
pitada de sal

- Misture numa tigela grande a farinha de trigo, a farinha Maizena, o açúcar e a canela.
- Faça um buraco no meio e deite os ovos.
- Junte a manteiga previamente derretida, as natas e uma pitada de sal.
- Bata tudo com a batedeira até que o aparelho comece a fazer bolhas.
- Aqueça a máquina dos waffles e deite uma concha de massa.
- Retire os waffles e deixe arrefecer.
- Sirva-os polvilhados com açúcar em pó, compota, gelado, mel ou outra coisa do seu agrado.

Na imagem da foto o waffle foi servido com gelado de baunilha e compota de morango com tomilho e folhas de hortelã a decorar.

Pode ver outra receita de waffles AQUI!

Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cogumelos com broa e linguiça

Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos portobello
1 linguiça de porco preto
2 fatias de broa de milho
1 dentes de alho grande
azeite
salsa
ervas de provence q.b.
sal e pimenta q.b.



Pique a broa com a salsa e os dentes de alho na picadora e reserve.

Salteia a linguiça, em fatias finas, em azeite..
Junte os cogumelos laminados ou em cubos, polvilhe com as ervas de provence. Tempere com o sal e a pimenta moída na hora.
Deixe cozinhar uns minutos.
Junte a broa picada envolva e retire do lume (se os cogumelos tiverem largado muita água, escorra antes de juntar a broa).
Sirva ainda quente.

Verdadeiramente deliciosa, não deixe de experimentar :)

Regressar ao ACUADOIRO

sábado, 29 de maio de 2010

Compota de morango com tomilho

Ingredientes:

1,5kg morangos pouco maduros (usei bem maduros)
1,5kg açúcar branco (usei amarelo)
1 vagem de baunilha (usei açucar baunilhado)
2 colheres de chá de tomilho-limão (usei do normal porque não tinha deste)
sumo de 2 limões (ah... finalmente não alterei nada na receita hehehe)



- Corte os morangos em pedaços.
- Coloque-os numa taça, regue com o sumo dos 2 limões e o açúcar.
- Envolva tudo e tape com papel celofane.
- Deixe a repousar de um dia para o outro.

- Deite a mistura de fruta num tacho e em lume brando deixe ferver durante 10 a 15 minutos.
- Retire qualquer tipo de espuma que se tenha formado e introduza as sementes da vagem de baunilha, e as folhas de tomilho. Mexa bem.
- Deixe arrefecer por alguns minutos e deite em frascos de vidro.
- Vede bem.

Só tenho uma coisa a dizer: é de comer e chorar por mais!!!

Em breve coloco uma receita de como utilizei esta compota de morango :))


P.s.: Eu fiz metade das quantidades que indiquei, mas... Em vez de por 750 de açúcar pus 650gr para não ficar excessivamente doce.


Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Creme de favas com hortelã e queijo de cabra

Ingredientes:

400 g de favas (descascadas)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 batata pequena
1 talo de aipo
3 pés de coentros
1 punhado de folhas de hortelã
azeite
15g de queijo de cabra curado
água
sal e pimenta


Leve a cebola e o alho picados a refogar no azeite.

Adicione as favas, a batata e o aipo partidos em bocadinhos.

Junte água até cobrir os legumes e deixe cozinhar por 20/25 minutos com o tacho tapado.

Adicione os coentros e a hortelã e tempere com sal e pimenta moída na hora.

Passe a sopa com a varinha mágica.

Junte o queijo ralado, envolva bem e deixe cozinhar durante mais 1 ou 2 minutos.

Deixe arrefecer um pouco e sirva com croutons.

P.s.: este creme tende a ficar muito espesso, se necessário for acrescente mais água.


Fonte: http://figolampo.blogspot.com

Regressar ao ACUADOIRO

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails