Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

Queijo de cabra com óregãos e azeitonas












1 Queijinho de cabra curado
Azeitonas pretas descaroçadas
Azeite q.b.
Óregãos q.b.



Corte o queijo de cabra aos quadradinhos. Coloque num prato e regue com azeite (de boa qualidade), polvilhe com bastantes óregãos e adicione as azeitonas.

Para que o queijo e o azeite fiquem mais perfumados e saborosos prepare esta entrada cerca de 1 horas antes de servir.

Use e abuse de molhar o pão no azeite!!!


Visitar o ACUADOIRO

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arroz de ovas com pimentos

Ovas
Azeite
Alho
Cebola
Pimento Vermelho e Verde
Arroz
Orégãos
Cubo Knorr
Arroz
Coentros
Sal e pimenta




Cozer as ovas em água e sal. Reservar.

Num tacho refogar azeite, alho, cebola picada.

Juntar pimento vermelho e verde cortado aos cubinhos. Refogar.

Adicionar o arroz e orégãos e envolver.

Juntar a água das ovas e temperar com sal, pimenta e um cubo Knorr.

Quando o arroz estiver quase cozido juntar parte da ova a que se tirou a pele e se desfez, para deixar o arroz mais grossinho e as restantes juntam-se cortadas às fatias.

Polvilhar com coentros.


P.s.: Na foto não se vê o pimento verde porque não tinha em casa no momento.


Visitar o ACUADOIRO

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Queijo mozzarella fresco com tomate



100 g de Queijo Mozzarella fresco
1 tomate
Oregãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.


Corte o queijo e o tomate em rodelas.
Tempere o tomate com sal.
Faça fazer uma fila intercalando tomate, queijo, tomate, queijo, ... Ou espalhe o tomate pelo prato e em cima de cada rodela deste coloque uma rodela de queijo.
Tempere tudo com pimenta, sal, oregões e por fim regue com o azeite.


Visitar o ACUADOIRO

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Doce de figo, limão e canela


600g Figos frescos com pele
250g de açúcar amarelo
½ limão pelado e sem caroços
2 paus de canela









Colocar tudo numa panela e levar a lume brando. Deixar engrossar a gosto... Eu deixei 50 minutos ao lume.

Deixe arrefecer.

Retire os paus de canela.

Deite em frascos de vidro previamente esterilizados.

Vede bem.

P.s.: Usei figo lampo.


Visitar o ACUADOIRO

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Flan de doce de ameixa

Esta receita é uma variação desta que tirei do Pratos e Travessas!

100 gr. de açúcar amarelo
125 gr. de farinha
3 ovos
500 ml. de leite
80 gr. de manteiga
colheres de chá de doce (bem espesso) de ameixa q.b.
canela


Pré-aquecer o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.

Untar uma forma grande, de louça, ou várias pequenas com manteiga e polvilhadas com farinha. Reservar.

Bater o açúcar, a farinha e os ovos, e uma pitada de canela até ficarem bem ligados.

Levar o leite ao lume com a manteiga até que esta esteja completamente derretida.

Juntar o leite e a manteiga derretida aos ovos, farinha, açúcar e canela e misturar tudo.

Encher a forma com o aparelho.

Espalhar as colheres de doce de ameixa pelo creme.

Levar ao forno aproximadamente 30 minutos, até que cresça e fique dourado.

Polvilhar com canela.

Este doce cresce bastante durante a cozedura, mas depois de sair do forno murcha.

Servir quente ou frio..




Visitar o ACUADOIRO

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Courgette recheada com carne

Mais uma receita de courgette recheada!!

Carne de vaca
Courgette
Bacon
Azeite
Alho
Cebola
Louro
Oregãos
Salsa
Coentros
Tomate
Vinho branco
Sal
Pimenta

Retirar a polpa às courgettes e reservar a casca.

Refogar o bacon, alho e a cebola em azeite.
Juntar o tomate cortado em cubos pequenos.
Juntar a carne picada, o louro, oregãos, salsa e coentros picados e um pouco de vinho branco.
Temperar com sal e pimenta.
Quando a carne estiver quase pronta juntar a courgete cortada em cubos. Cozinhar por mais 5 ou 10 min.
Rechear as cascas das cougettes.
Polvilhar com queijo ralado.
Levar ao forno.


Visitar o ACUADOIRO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pipocas de Alfarroba



Inspirei-me numa receita do blog Arte em Chocolates e fiz esta receita!!




5 colheres de azeite
5 colheres de milho
5 colheres de açúcar
3 colheres de água
1 colher de alfarroba em pó (tb pode fazer com chocolate)


Colocar tudo numa panela e levar a lume baixo/médio.
Ir mexendo devagar sempre.
As pipocas vão demorar mais tempo que o normal a abrirem.
Desligar o lume quando a abertura das pipocas começar a diminuir.

Outra receita de pipocas aqui!!

Bom apetite :)


Visitar o ACUADOIRO

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Choco grelhado

2 chocos médios
2 batatas médias
salsa
alho
azeite
vinagre
sal


Preparar um molho com bastante azeite, um pouco de sal, muita salsa, vinagre q.b. e alho esmagado. Deixar repousar para o azeite tomar gosto.

Acender o fogareiro (trabalho do marido... hehe) e grelhar o choco. Este deve levar pouco ou nenhum sal.

Cozer as batatas. Eu costumo corta-las logo em cubos antes de cozer.

Depois do choco grelhado cortar em pedaços pequenos, juntar as batatas regar com o molho, envolver tudo e comer.

Simples rápido e delicioso.


Visitar o ACUADOIRO

terça-feira, 22 de junho de 2010

Salada de ovas

ovas
batatas
ovos
cebola
azeite
vinagre
salsa
sal

Picar a cebola e deixar em azeite, na saladeira, para que este tome gosto.

Cozer as batatas (eu corto logo em cubos pequenos), as ovas e os ovos num tacho com água e sal . Se as ovas forem muito grande coloco uns 15 minutos antes das batatas e dos ovos.

Cortar as ovas e os ovos às rodelas.

Juntar as ovas, os ovos e as batatas à cebola que já está na saladeira.

Temperar com sal, vinagre, salsa e mais azeite. Abuse do azeite pois a batata e a ova são gulosas e absovem bastante.

Envolve-se bem e serve-se após 30 minutos no frigorífico, para estar fresquinha e os ingredientes apurarem os sabores.

Pode ser ser servida como entrada ou como refeição.


Visitar o ACUADOIRO

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Courgette recheada com atum

1 courgette grande
2 alhos
1 cebola
80 gr de bacon
1 cenoura
1/4 pimento
salsa
coentros
2 latas de atum
óregãos
sal
pimenta


Abrir a courgette ao meio no sentido longitudinal. Retirar o miolo com cuidado para não danificar a casca.
Reservar.

Picar na 123 o alho a cebola e o bacon e levar ao lume com azeite. Deixar alourar.

Juntar a cenoura, pimento, salsa e os coentros previamente picados na 123.

Adicionar a courgette cortada aos pedaços. Cozinhar até estar quase pronto.

Juntar o atum, oregãos e temperar com sal e pimenta. 3 a 4 minutos depois está pronto.

Colocar as cascas da courgette numa assadeira para levar ao forno, rechear com o preparado anterior e polvilhar com queijo ralado.

Levar ao forno até ao queijo estar gratinado e a casca da courgette macia.


P.s.: A casca também se come e é deliciosa. Aliás a maior parte dos nutrientes da courgette encontra-se aí!




Visitar o ACUADOIRO

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails